Perguntas Frequentes

Dúvidas Gerais

  • As atividades dos cursos ofertados podem ser pontuadas para fins acadêmicos ou curriculares?
    • Ao final de todos os cursos ofertados pela Cursos PME será emitido certificado de participação, nele constará o conteúdo programático dos conteúdos estudados, como também a carga horária do curso. Para alguns cursos este certificado é emitido pela Fundação Brasileira de Contabilidade, no entanto, não garantimos a validação do mesmo para outros fins.
Acesso ao site e ao ambiente virtual
  • Como me inscrever em um curso?
    • Para inscrever-se em um curso é necessário ter um usuário e senha cadastrados no site.Estando logado com este usuário clique na opção FAZER INSCRIÇÃO e selecione o curso/turma que deseja se matricular.Selecione a forma de pagamento, e finalize a compra dentro do ambiente do Pagseguro.
  • Esqueci minha senha ou meu usuário de acesso, como faço?
    • Caso tenha esquecido sua senha de acesso você poderá recuperá-la clicando no link "Esqueci minha senha", disponível na área de login do Aluno no site cursospme.com.br, e seguir os passos solicitados em tela. O seu usuário de acesso é o email cadastrado durante sua inscrição, caso tenha-o esquecido envie um email para contato@cursospme.com.br informando seu nome completo, também utilizado no cadastro, solicitando recuperação de usuário de login.

 

Sobre os cursos à distância
  • Um curso EAD tem encontros presenciais?
    • Os cursos à distância ofertados pela Cursos PME são 100% online, disponibilizados via internet em um ambiente virtual próprio, não havendo atividades a serem realizadas presencialmente em nenhum momento.
  • Em que local se dará o curso?
    • Por ser online, um curso EAD não possui local fixo para execução das atividades; as mesmas podem ser acessadas pela plataforma web de ensino a distância disponibilizada pela Cursos PME através de um computador de sua preferência.
  • Em quanto tempo após o pagamento tenho acesso ao curso?
    • O acesso ao ambiente virtual é liberado logo após a confirmação do pagamento pelo Pagseguro; porém o acesso ao conteúdo do curso só é disponibilizado a partir da data de início das atividades do mesmo segundo divulgação descrita no cronograma da turma vigente.
  • Posso adquirir apenas uma licença do curso e compartilhar o login de acesso?
    • Informamos que o login deve ser único e intransferível, ressaltando que o certificado emitido ao final do curso é individual e nominal, fazendo-se necessária uma inscrição para cada aluno.
  • Como obtenho acesso ao conteúdo?
    • Para acesso ao conteúdo do curso realize login no site, utilizando e-mail e senha cadastrados na sua matrícula; na sessão "Minhas Inscrições" localize a sua turma e clique em ENTRAR, você será redirecionado ao ambiente virtual onde o conteúdo do curso estará disponibilizado.
  • Qual o horário de acesso ao conteúdo do curso?
    • Por ser um curso online, as atividades não possuem horários fixos para visualização; desta forma, o aluno poderá frequentar o curso em horário e local que lhe for conveniente.
  • Qual o período de acesso ao curso?
    • O conteúdo e acesso ao curso permanecerão disponíveis durante todo o período de realização do curso, sendo essas datas divulgadas segundo cronograma da turma vigente.
  • Se o curso é online por que possui um cronograma?
    • O curso possui atividades que compõem seus módulos, assim as datas informadas no cronograma apenas indicam os dias em que os recursos de cada atividade serão disponibilizados e sugere um período para realização destas; porém os documentos, assim como sua atividade, permanecerão disponíveis até a data final do curso.
  • Posso assistir às aulas mais de uma vez?
    • Após liberado o acesso às videoaulas, as mesmas poderão ser acessadas quantas vezes forem necessárias e ficarão disponíveis durante todo o período de realização do curso.
  • Posso fazer o download das videoaulas ou dos demais conteúdos?
    • Não é permitido o download das videoaulas, considerando-se este um capital intelectual do autor do curso; segundo regem as Leis nº 9.279/1996, da propriedade intelectual, e nº 10.603/2002, dos direitos autorais.Quanto aos demais conteúdos, disponibilizados em formato PDF, o download pode ser realizado quantas vezes necessário.
  • Posso utilizar o celular ou tablet para assistir às videoaulas?
    • Para um melhor aproveitamento, recomendamos a utilização de um computador com monitor com resolução de 1360 x 768; o que não impede que os vídeos sejam exibidos em outras resoluções e dispositivos.

 

Pagamento
  • Quais os meios de pagamento?
    • O pagamento é realizado via web utilizando o PagSeguro
  • Quais as formas de pagamento?
    • O pagamento pode ser realizado por cartão ou boleto bancário; sendo o parcelamento disponibilizado apenas na opção de cartão de crédito.
  • Fiz minha inscrição no curso, mas não finalizei o pagamento, como faço para concluir?
    • Caso não tenha ainda efetuado o pagamento, acesse o site info.cursospme.com.br e efetue login utilizando seu email e senha cadastrados no ato da inscrição.Em seguida, acesse a área “Minhas Inscrições”, localize a turma matriculada e clique em "Efetuar Pagamento". Isto o redirecionará ao Pagseguro para que você escolha a forma de pagamento e conclua o processo.• Caso já tenha havido alguma tentativa de pagamento por cartão de credito e, por algum motivo, este tenha sido cancelado, não se preocupe. Siga os passos acima e reinicie o processo utilizando outro cartão.• Caso sua forma de pagamento escolhida tenha sido Boleto Bancário, sugerimos o pagamento o quanto antes para não comprometer seu acesso à turma na data correta.

 

Dúvidas sobre o curso de Escrituração Contábil para Pequenas Empresas
  • Qual o assunto principal a ser tratado neste curso?
    • O objetivo principal deste curso é qualificar profissionais de contabilidade para aplicar os procedimentos básicos de escrituração contábil para pequenas empresas, optantes ou não pelo Simples Nacional, em conformidade com as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela legislação societária e fiscal pertinentes ao tema.
  • Qual a metodologia do curso?
    • O curso está dividido em dois módulos: teórico e prático. No módulo teórico, será disponibilizado o livro eletrônico "Curso de Escrituração Contábil para Pequenas Empresas", de autoria do Prof. Eduardo Araújo de Azevedo (Fortaleza/CE), videoaulas, slides, material de acompanhamento e questionário para fixação do conteúdo. No módulo prático, os alunos receberão documentos contábeis em PDF a serem escriturados em software (também disponibilizado gratuitamente). Destaca-se o fato da sistemática ocorrer em 3 empresas-modelo: uma comercial, uma industrial e uma prestadora de serviços.
  • Que material será disponibilizado?
    • Durante a realização do curso serão disponibilizados:a) Livro online e disponível para download;
      b) PDF's, com conteúdo das videoaulas;
      c) Atividades práticas;
      d) Links e textos que complementam o conteúdo;
      e) Fórum de Participação;
      f) Tutoria;
      g) Videoaulas.
  • Preciso adquirir o software que será utilizado no módulo prático?
    • Durante a realização do módulo prático será disponibilizado gratuitamente um software no qual deverão ser escriturados os documentos contábeis recebidos.Este software é uma versão acadêmica que já possui o cadastro sistemático de 3 empresas-modelo: uma comercial, uma industrial e uma prestadora de serviços; não havendo custo para aquisição do mesmo.
  • Iniciei o curso e não sei por onde começar, o que faço?
    • Para realização do curso sugerimos que você siga as seguintes etapas:1ª etapa) Revisão de conteúdoa) Rever os conceitos básicos de contabilidade apresentados no livro eletrônico disponibilizado no Módulo Teórico do curso e nas referências bibliográficas citadas;b) Ler atentamente os Planos de Contas das três empresas, em seus aspectos gerais: elenco, função e funcionamento das contas;c) Estudar os capítulos da Lei Geral do Simples Nacional (Lei Complementar nº 123/06 e Resolução CGSN nº 94/11) que tratam dos aspectos tributários e das obrigações acessórias;

      d) Postar as dúvidas que forem surgindo ao longo do curso para esclarecimento no ambiente virtual do fórum;

      e) Participar ativamente do fórum para acompanhar as soluções das dúvidas enviadas pelos participantes (observar regras de atendimento na ficha do curso).

      2ª etapa) Execução do Módulo Aplicado

      Seguir o passo a passo contido no Manual de Orientação disponibilizado juntamente com os documentos contábeis para escrituração.

  • Em caso de dúvidas ou informações, a quem devo me direcionar?
    • Você poderá encaminhar sua dúvida ao TUTOR do curso, através dos Fóruns de Participação (dentro do ambiente virtual). Horário de atendimento: de seg. à sex., das 8:00 às 17:00 (em dias úteis).

 

Certificado de participação
  • Como será enviado o certificado de participação no curso?
    • Será disponibilizado eletronicamente para os participantes que fizeram a inscrição tempestiva e responderam a Pesquisa de Satisfação, disponibilizada ao final de cada turma.